Música: Institute – Distort Yourself

0

Gavin Rossdale é aquele cara que talvez você não faça a menor ideia de quem seja ao ouvir o seu nome, mas que certamente já ouviu algo diretamente ligado a ele, seja através do Bush (que está voltando à ativa), de sua carreira solo ou com seu projeto paralelo de único álbum, o Institute.

Criado pouco depois do anúncio referente ao hiato do Bush, o Institute parecia ser mais uma daquelas bandas paralelas que buscaria agregar um pouco da formula de sucesso do projeto original de seu líder e, a partir disso, navegaria por um terreno não tão explorado por ele anteriormente. Se o Bush estava totalmente enraizado no conceito grunge que foi apresentado ao mundo por Nirvana e Pearl Jam, o que se viu com o lançamento de Distort Yourself, em 2005, foi uma ‘guinada’ total na carreira de Rossdale.

Desde os primeiros acordes de “Bullet Proof Skin”, podemos ver que o Institute mostra um lado mais pesado e com guitarras mais do que afiadas de seu vocalista. Se o som não chega a ser algo original, o produto final entregue por Rossdale (vocal e guitarra), Chris Traynor (guitarra), Cache Tolman (baixo) e Charlie Walker (bateria) apresenta características marcantes e capazes de serem admiradas por aqueles que gostam de um trabalho melodicamente bem feito, somado a letras feitas para se cantar a plenos pulmões.

Músicas como “When Animals Attack”, “Information Age” e “Seventh Wave” são grandes exemplos do bom casamento entre voz e melodia criado pelo Institute. Apesar disso, o ponto alto de Distort Yourself fica por conta da faixa “Ambulances”, música mais do que capaz de monopolizar todas as atenções do álbum. Aliás, vale ressaltar que foi através dela que conheci o projeto e, naquela época, demorei um certo tempo para ligar os pontos e ver que era, de fato, ‘o marido da Gwen Stefani’ quem colocava sua voz nas letras do Institute.

“Save The Robots” fecha um álbum que não obteve grande sucesso mundo a fora, mas que deu a banda a possibilidade de abrir alguns shows da turnê Vertigo do U2 e colocar seu single entre os 30 mais ouvidos nos charts de Modern Rock e Mainstream Rock da Billboard no ano de seu lançamento.

Acima de tudo, o Institute é um projeto que mostra um lado diferente de Rossdale. É um projeto de um álbum só (como vários outros criados naquela época – ta aí o Probot de Dave Grohl que não me deixa mentir), e que não teve o reconhecimento devido. Pode não ter sido um projeto duradouro, mas rendeu 12 bons frutos e, talvez, merecesse uma continuidade. Infelizmente, isso é algo que nunca saberemos ao certo.

Institute – Distort Yourself

Lançamento: 13 de setembro de 2005
Gravadora: Interscope
Gênero: Rock
Produção: Gavin Rossdale e Page Hamilton

Faixas:
01. Bullet-Proof Skin
02. When Animals Attack
03. Come On Over
04. Information Age
05. Wasteland
06. Boom Box
07. Seventh Wave
08. The Heat Of Your Love
09. Ambulances
10. Secrets And Lies
11. Mountains
12. Save The Robots

[youtube width=”420″ height=”315″]http://www.youtube.com/watch?v=jlsfUJC0PxA[/youtube]

Publicado originalmente no Audiograma em julho de 2011.

Share.

About Author

Publicitário com raízes no jornalismo. Apaixonado por música, viciado em redes sociais e cerveja. Vive dividido entre 524541 projetos e, por isso, dorme só quando dá.

Leave A Reply