Citroën comemora uma ação de guerrilha “duvidosa” no Instagram

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Estava eu observando a timeline no Twitter quando, de uma hora para a outra, o assunto passou a ser uma “ação de guerrilha da Citroen no Instagram”.

Ao procurar sobre o assunto, vi que a Citroen soltou um vídeo para comemorar os resultados obtidos com uma ação chamada C4Instabomb, que consistia basicamente em fazer seeding em comentários nos canais de celebridades brasileiras no Instagram para divulgar um dos mais recentes e importantes lançamentos da montadora, o Citroën C4 Lounge, que possui entre os vários benefícios uma câmera de ré.

Ou seja, trocando em miúdos: A ação realizou um “spam consciente”.

Criação das agências Havas Worldwide e Havas Digital, a estratégia mapeou as principais celebridades brasileiras consideradas como influenciadoras no Instagram. Ao identificar uma oportunidade, que consistia no fato da celebridade publicar uma foto considerada “photobomb”, o perfil @c4instabomb enviava uma mensagem relacionada à situação considerada constrangedora: “Evite imprevistos. Conheço o novo Citroën C4 Lounge com câmera de ré”.

Até aí tudo bem. Cada qual com a sua estratégia e quem sou eu para criticar, certo? O problema é que, ao ver o vídeo comemorativo (que está no fim do post), me deparo com a informação de que a ação, intitulada C4 Instabomb, impactou mais de 23 milhões de usuários somente no Instagram.

WHAT? Como se chegou a esse número? Somando todos os seguidores das celebridades do case? É o mesmo que eu chegar e fazer um vídeo dizendo que, ao comentar no Instagram da Anitta e do Neymar para dizer que eles devem visitar o Audiograma, eu atingi todos os seguidores dos dois perfis e obtive sucesso, visitantes para o site e seguidores para o Instagram. NÉ?

Até que não trabalha com métricas em redes sociais consegue perceber o absurdo de tal constatação. É tão absurdo que eu só consigo rir… e, claro, pensar em como começar o estudo para separar as celebridades e artistas alvo do Audiograma e atingir mais de 23 milhões de usuários no Instagram sem gastar um centavo.

Imagem de Amostra do You Tube

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Publicitário com raízes no jornalismo. Apaixonado por música, viciado em redes sociais e cerveja. Vive dividido entre 524541 projetos e, por isso, dorme só quando dá.